sexta-feira, 27 de julho de 2012

de confissões

DIÁRIO DA CHUVA

ontem.

chove muito e eu não penso em fazer mais nada além de continuar sentada nesta cadeira, num canto escuro do quarto.
meu pai morreu, mas deixou sua cadeira. ele sabia das coisas.
esta cadeira é um ninho.
tenho medo de tempestades, mas a escuridão é velha companheira. gosto dela.
desde a barriga de minha mãe.
quando tenho medo, sinto raiva. uma raiva desordenada de tudo, sobretudo desta incompetência em lidar com meus pavores. quando fiz sete anos um bicho-papão enfiou-se debaixo da cama.
e nunca mais foi embora.
talvez esta seja uma boa hora para pensar nele e em sua ausência. embora o saiba presente do outro lado da porta. em maio é meu aniversário. o dele também. nosso inferno começa no mesmo dia.
e não tem data pra terminar.
chove ainda, mas é chuva mansa, de pouco barulho. o bicho-papão adormeceu sob a cama. do outro lado da porta, lá na sala, ele também dorme sobre o sofá.
como sempre.
de olhos abertos e sentada nesta cadeira, continuo acordada.
meu pai é que sabia das coisas.
esta cadeira é meu ninho.


mariza lourenço


[imagem de andrew atkinson]

5 comentários:

  1. A densidade dos seus textos, a forma que fala da natureza humana, sempre me deixou atento Mariza. Temos nossos refúgios. Certamente demarcados dentro de nós.

    Luciano Lopes

    ResponderExcluir
  2. Isso não é talento. Isso é ter à mão a vida e a palavra entrelaçadas. Ou talvez talento seja isso (e para poucos).

    ResponderExcluir
  3. Massa, Mariza. Um dia lhe apresento meu boi da cara preta... Eles vão se entender, os bichinhos... Maximus!

    ResponderExcluir