domingo, 13 de outubro de 2013

efeito botânico


 
EFEITO BOTÂNICO

Ela é uma incendiária. Dela mesma. Tem uma estranha inclinação ou propensão ou capacidade ou maldição de se incinerar. Como uma fênix. Não. Muito pretensioso. Como certas plantas retorcidas do Cerrado que esperam o fogo com sofreguidão quase sensual. Sofreguidão. Queimam até a essência. E - quem diria? - renascem. E então lá vai ela. Outra vez em chamas, torrada, calcinada. As cinzas, depois, não precisam de muita umidade para o processo de recomposição (filósofos e antropólogos e médiuns não são unânimes quanto aos benefícios dessa conduta, que, no entanto, é autoimune). Dizem que há espécimes de igual vocação. Sim, abrem a porta. E então lá está ela. Inteira. Algumas vezes mais magra, algumas vezes flor, ri, pode inclusive chorar. Mas em pele, carne, perplexa não muito segura, mas certa de algo ainda. Ainda.

 ALBERTO BRESCIANI

 

Imagem: ourdailyreflection, Google.

 

9 comentários:

  1. Genial. Principalmente se considerarmos que nem os médiuns são unânimes quanto aos benefícios da conduta... Autoimune, no entanto, indica que a razão está com a incendiária.

    ResponderExcluir
  2. Sim, além de genial, belo...delicado...profundo. Apenas tenho dúvidas sobre o beneficio da conduta! Mas não são como as belas flores do cerrado?
    Cláudia Reina

    ResponderExcluir
  3. Benéfica a conduta, assim creio eu (a despeito dos médiuns, filósofos e antropólogos...), alías, me identifico muito com a incendiária!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da seu opinião...nem vou precisar consultar os médiuns...grande abraço, Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Também duvido dos benefícios da conduta... mas, o renascer é sempre poderoso, a despeito de eventuais danos! Bacana a percepção!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos! Como Junot Díaz termina o ótimo "É assim que você a perde", "...às vezes só podemos contar mesmo com um recomeço". Alberto

    ResponderExcluir
  7. Perfeito! Diria que, em certa medida, somos todos incendiários de nós mesmos!

    ResponderExcluir
  8. De mim, que só li hoje, quase roubaram o direito ao comentário... Mas ninguém falou da flor: tão difícil quanto escrever bem escrito é espelhar o texto numa imagem. AMEI!

    ResponderExcluir